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Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
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Você provavelmente já ouviu a pergunta “por que devemos te contratar?”. Nesta edição, explico o que está por trás dela e como dar uma boa resposta.
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Beatriz Pecinato
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Estudante de jornalismo na USP, é estagiária na editoria de Newsletter.
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Por que devemos te contratar?
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Pode ser no início da entrevista ou no final dela. Se você participou de algum processo seletivo, provavelmente escutou a pergunta “por que devemos te contratar?”.
Primeiro, vamos entender o lado dos recrutadores. Por que essa pergunta é feita?
Ela avalia a clareza que o candidato tem em relação às suas habilidades e o quanto ele pode agregar valor para a empresa, explica Hosana Azevedo, Head de RH do Infojobs.
É importante mostrar na resposta que você entendeu as demandas da vaga e para onde quer ir, aponta Felipe Pezarini, consultor de RH do Itaú Unibanco.
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“Buscamos pessoas que [...] tenham muita visão de quem elas são, conhecem bem os desafios da organização e que, de fato, vão acrescentar algo novo para uma demanda do time” pontua.
E qual o peso dessa pergunta para a admissão ou recusa de um candidato?
Ela não vai determinar, sozinha, sua entrada na companhia.
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“Mesmo que não consiga se sair bem nessa pergunta ou não consiga trazer tudo que gostaria, têm outras oportunidades ao longo da entrevista de demonstrar conhecimentos técnicos e soft skills” explica Azevedo.
Também não é preciso ser um ótimo orador, mas é importante organizar suas ideias e trazer elementos relevantes, afirma Pezarini.
Agora, vamos às dicas: como construir uma boa resposta?
É preciso ter em mente dois pontos principais antes de falar com o recrutador:
1. Conheça bem a vaga e a empresa
Faça um estudo detalhado dos requisitos que são importantes para a posição e busque informações sobre a companhia –quais são seus valores, a cultura e qual o propósito do local, por exemplo.
↳ É possível encontrar informações no próprio site da corporação, mas vale procurar em plataformas de negócio, como o LinkedIn ou Glassdoor, o que as pessoas que trabalham, ou já trabalharam, têm a dizer sobre o local.
2. Tenha em mente seus pontos fortes
Você consegue se adaptar facilmente? Se comunica bem? Consegue resolver problemas rapidamente?
Analise, determine e saiba explicar para o entrevistador suas melhores habilidades.
A resposta ideal, segundo os especialistas, precisa unir três elementos: autoconhecimento, compatibilidade do seu perfil com a vaga e desejo de estar na organização.
- Esse equilíbrio demonstra que você entende seus pontos fortes, relaciona-os com a empresa e mostra que pode ser uma boa escolha para o time, pontuam os entrevistados.
Explico um pouco melhor cada um deles:
Autoconhecimento: fale sobre resultados positivos que teve em outros locais. Se nunca trabalhou antes, cite suas qualidades.
Compatibilidade: como suas conquistas ou pontos positivos podem ajudar na companhia? Explique como sua boa comunicação pode ajudar a equipe a fechar mais parcerias ou conquistar mais clientes, por exemplo.
Desejo: mostre que você conhece a empresa e que ela está alinhada com o que você acredita e espera para seu futuro profissional.
Esses pontos mostram que o candidato tem, de fato, conhecimento sobre si, sobre a empresa, e consegue relacionar bem os dois, explica Azevedo.
E as respostas consideradas ruins? São aquelas em que o candidato fala só sobre a corporação ou sobre si mesmo, diz Pezarini.
- "Ou você vai muito para lugar da sua demanda, ou muito pro lugar da empresa e esquece de fazer uma mescla desses dois mundos" aponta o consultor de RH do Itaú.
⌛ Importante: não há uma regra que determine o tempo exato para a resposta, mas os especialistas sugerem controle e objetividade.
↳ 2 minutos é o quanto você deve gastar, segundo Pezarini, do RH do Itaú Unibanco.
- "Seja objetivo. Uma resposta como essa pode ser completa e ter esses minutos de duração", diz ele.
↳ 3 a 5 minutos, no máximo, é o que deve durar a resposta, acredita Azevedo, da Infojobs.
- "Se o candidato se estender por muito tempo, ele dá menos possibilidades do entrevistador conhecê-lo com outros tópicos importantes".
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Conselhos de CEO
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Profissionais em cargos executivos dão dicas para quem está em início de carreira
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Eduardo Garay, 30, CEO da TechFX
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Sobre ele: é fundador da TechFX, empresa que ajuda profissionais brasileiros a receberem pagamentos de serviços prestados para o exterior. É pós-graduado em engenharia de produção com experiência nos mercados de educação e financeiro.
Meu primeiro emprego... Foi como membro da EPR Consultoria, empresa júnior Engenharia de Produção da UFRGS, que realiza projetos de otimização de recursos para pequenas, médias e grandes empresas do RS.
O que eu faria diferente... Investigaria os serviços que podem ser realizados remotamente para empresas estrangeiras, escolheria uma área de afinidade e me dedicaria a ela, praticando o inglês desde cedo. Primeiro, buscaria uma vaga em uma empresa brasileira para ganhar experiência e, após dois anos de aprendizado, procuraria uma oportunidade em uma empresa internacional, morando no Brasil e recebendo pagamentos em dólares, euros ou outras moedas fortes.
Um erro do qual não esqueço... Investi muito tempo de carreira em um ambiente que já não me proporcionava novas oportunidades de crescimento e de aprendizado. Se você não está mais apreendendo e não tenha uma visão clara de como vai crescer profissionalmente dentro da empresa atual, talvez seja a hora de dar o próximo passo.
Uma habilidade essencial... O mundo está cheio de pessoas tecnicamente bem preparadas que trabalham para aqueles que tiveram a coragem de colocar suas próprias ideias em prática. Ter coragem para fazer o que acredita, com muita disciplina e dedicação, é uma receita muito vencedora para qualquer projeto de vida.
Um conselho para jovens profissionais... Sempre tente entregar mais do que esperam de você, assim você vai impressionar positivamente seus mentores. Seja curioso, não tenha medo de fazer perguntas, e tenha uma vontade enorme de aprender. Encontre maneiras de ser autodidata e melhorar suas habilidades por conta própria.
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