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Folha de S.Paulo
Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
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Queda na motivação, produtividade baixa e repetições frequentes... Esses podem ser sinais de que há uma falha de comunicação na equipe que você trabalha. Nesta edição, explico como isso afeta o trabalho e caminhos para tentar resolver esse problema. 

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Beatriz Pecinato
Beatriz Pecinato
Estudante de jornalismo na USP, é estagiária na editoria de Newsletter.
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Entendeu a mensagem?
A comunicação é uma das soft skills (habilidades socioemocionais, em português) mais procuradas nas pessoas pelas empresas na atualidade.

Mas, o que fazer quando as próprias companhias têm ruídos entre equipes e membros? Hoje, trago dicas de como detectar essas falhas e, mais importante, como tentar resolvê-las. 
Problema(s)
Começo por eles. Abaixo, listo três exemplos comuns. 

1. Ausência de clareza e objetividade. Aqui, estamos falando de mensagens muito extensas e que não vão direto ao ponto, por exemplo. 

Isso pode acontecer pessoalmente:
  • você tem um gestor prolixo que passa uma tarefa complexa e não diz exatamente o que deve ser feito nem quais ferramentas utilizar. 
Ou de forma online:
  • você recebe uma mensagem longa, pouco explicativa e com várias demandas, que não especifica o que é urgente e qual o prazo de entrega.
     
2. Falta de validação das informações. O que é óbvio para mim não necessariamente é óbvio para você. 

Muitas vezes, as pessoas presumem informações e executam atividades tendo como base algo que ficou subentendido, explica Miriã Melo, Executiva de Gestão e Inovação Social. 

3. Questões geracionais. Pessoas de idades diferentes possuem maneiras distintas de transmitir informações. 

O problema está quando os interlocutores não entendem expressões, trejeitos, e não buscam compreender o que foi dito, exemplifica Melo.  
Os efeitos
Quando não resolvidas, essas falhas de comunicação podem gerar várias consequências negativas. Entenda: 

Colaboradores que não sabem exatamente seus papéis nas organizações tendem a se sentir mais desconectados e desengajados, pontua Pamela Moraes, especialista em comunicação e gestão de pessoas

↳ Isso pode, inclusive, afetar sua produtividade. “Comunicação sem clareza pode gerar erros operacionais e mal-entendidos”, exemplifica Moraes. 

Atraso na entrega de tarefas, já que não há uma especificação clara de prazos, e retrabalho de atividades, pois os membros não explicam como as tarefas devem ser feitas, são as consequências mais comuns. 

A ausência de alinhamento interfere também nas expectativas dos funcionários. 

Exemplo: um indivíduo espera receber uma promoção, mas nunca conversou com seu gestor sobre isso. O chefe não consegue modificar a equipe no momento, por isso não fala com ele sobre a oportunidade.

↳ Sem que haja uma conversa clara sobre a situação, o funcionário seguirá esperando sua ascensão, enquanto o gestor não pretende abordar esse assunto com ele.
Tem solução?
Sim! Se identificou com alguns desses problemas? Veja, a seguir, algumas dicas para evitar as falhas que causam eles: 

❓ Tire dúvidas. 
Se você não tem certeza sobre uma tarefa, um email ou uma ordem que recebeu, pergunte para seu gestor ou membros do seu time. 

Isso também vale se foi você que fez a solicitação. Questione se a mensagem que você passou foi clara e se todos entenderam o que deve ser feito. 

🎯 Alinhe expectativas. 
O que você espera dentro da empresa? Seu gestor espera o mesmo de você? Converse com seu chefe para expor seus desejos e entender se será possível concretizá-los. 
  • “Esses alinhamentos são importantes de serem feitos de tempos em tempos para reavaliar sua posição na organização, onde você quer chegar e se o seu objetivo de carreira está nivelado com a sua atividade atual ou se está distante” aponta Melo. 
🤝 Faça reuniões com a equipe
Diferentemente do último ponto, agora estamos falando de encontros para discutir quais demandas devem ser entregues, como devem ser feitas e qual o prazo. 

Moraes acredita que as reuniões podem ser feitas duas vezes na semana: 
  • na segunda-feira, para combinar quais tarefas devem ser realizadas e quais prazos são mais adequados;
     
  • e no fim da semana, para discutir o que deu certo e o que melhorar. 
Importante: se estiver com alguma dúvida urgente, não espere a reunião para comunicá-la. Converse com seu time sempre que necessário e fique atento para não perder oportunidades, pontua Melo.  

📍 Seja objetivo. 
Se precisar conversar com alguém pessoalmente, vá direto ao ponto. Comunique sua mensagem com clareza, e não esqueça de perguntar se você foi compreendido. 

Se precisar fazer uma solicitação por email, por exemplo, tente elencar seus pedidos em tópicos bem explicados e sinalize a data limite de entrega. Também mantenha o canal aberto, caso surja alguma dúvida.
Conselhos de CEO
Profissionais em cargos executivos dão dicas para quem está em início de carreira
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Camila M. Costa, 42, CEO da iD\TBWA
Sobre ela: com mais de 20 anos de experiência, liderou projetos para as maiores marcas do Brasil, como Allianz, Audi, Claro, Banco BV, Unilever, Philips e Walita. Na iD\TBWA há dez anos, além da gestão geral, é responsável pela geração de negócios dos clientes da agência. Graduada em Publicidade e Propaganda pela FAAP, com MBA em Marketing pela FIA e Pós-MBA na Saint Paul Escola de Negócios, foi homenageada como uma Women to Watch em 2021. 

Meu primeiro emprego... Foi em Salvador. Apesar de ter nascido em São Paulo, me mudei para a capital baiana com 10 anos de idade e iniciei a minha carreira na Pejota Propaganda, na área de Negócios e Atendimento. Fui picada pelo ‘bichinho’ da publicidade, da criatividade, na Bahia. É uma riqueza cultural tão forte, de tanta diversidade, que, com certeza, é grande parte do que eu sou como profissional hoje.

O que eu faria diferente... Entender desde cedo a importância do equilíbrio pessoal e profissional, além dos cuidados com a saúde mental, faz total diferença em nossa trajetória. Também arriscaria mais no início da carreira - levei tudo muito a sério quando poderia ter aproveitado mais.

Um erro do qual não esqueço... Cometi vários deles, mas se posso deixar uma dica fundamental é: erre sempre na intenção de acertar. Não faça nada que teria vergonha de contar aos seus pais ou a quem você admira. Faça sempre o melhor que puder, sem correr o risco de prejudicar alguém. 

Uma habilidade essencial... Além da técnica, cuide muito dos soft skills. Pessoas são o fundamento ou o fim de tudo. Outra dica primordial em um universo repleto de novas tecnologias é que o profissional busque desenvolver inteligência híbrida. Buscar esse equilíbrio entre “mentes e máquinas” é essencial nos dias de hoje.

Um conselho para jovens profissionais... Busque ter vivências reais, experimentando ‘as dores’ e a delícia do mercado sem deixar de aproveitar a fase da faculdade. Pense na sua carreira como um ‘cyborg’, na qual, além das capacidades técnicas e soft skills, você consiga agregar ferramentas que possam potencializar a sua capacidade intelectual e produtiva - automatize ao máximo e se dedique ao que realmente faz diferença.
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