Se não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link
Folha de S.Paulo
Terça-feira, 19 de setembro de 2023
https://f.i.uol.com.br/fotografia/2023/08/07/169144063564d155fbc861d_1691440635_5x2_th.jpg
Ele outra vez
O ministro Dias Toffoli, do Supremo, tomou mais uma medida polêmica nesta terça (19) envolvendo a Lava Jato. Ele anulou decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª região) que havia declarado a suspeição do juiz Eduardo Appio em processos relacionados à operação na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Toffoli afirmou no seu despacho que o caso fora relatado pelo tribunal regional "amparado basicamente em assunções (ou deduções)".

Appio virou titular da 13ª Vara em fevereiro e passou a atacar e se posicionar contra os métodos adotados pela Lava Jato nos anos passados. Ele foi afastado do cargo em 22 de maio.

Como mostrou a Folha no fim de semana, a decisão de Toffoli do último dia 6, que colocou como imprestáveis as provas da Odebrecht contra políticos atingidos pela Lava Jato, veio para consolidar a ofensiva de uma ala do Judiciário, da PGR e do governo Lula contra a operação.

Nesta terça, Deltan Dallagnol, ex-coordenador da força-tarefa, disse que o ministro do Supremo “dobrou a aposta”.
Camila Mattoso
Camila Mattoso
Diretora da Folha em Brasília. Foi editora do Painel. Cobriu Copas e Olimpíadas. Em parceria, revelou o caso Wal do Açaí, a evolução patrimonial da família Bolsonaro e as candidaturas laranjas do PSL.
Cenas de Brasília
Por João Gabriel
https://f.i.uol.com.br/fotografia/2023/09/19/1695168254650a36fe23090_1695168254_3x2_th.jpg
ONG Estruturação, que atua pela causa LGBTQIA+, colocou bandeira em frente à Câmara contra projeto que quer proibir casamento de pessoas do mesmo sexo
O que mais importa:
Mais é menos. O novo texto da PEC da Anistia estipula um piso de 15 de vagas para mulheres no Legislativo, índice menor do que o obtido por elas para a Câmara em 2022 (17,7%) e menor ainda do que elas representam na população (mais de 50%). De quebra, praticamente acaba com a cota de candidatas e permite aos partidos lançar chapas só de homens.
Placar. O Conselho Nacional de Justiça tem 3 votos a 0 para aprovar uma regra de gênero para promoção de juízes. A discussão foi adiada para a próxima semana, mas alguns conselheiros anteciparam votos. O órgão analisa proposta que envolve intercalar mulheres e homens para vagas abertas para magistrados de carreira por critério de antiguidade e merecimento.
Escuro. O governo deixou de publicar por quase quatro meses as faturas do cartão corporativo do presidente Lula (PT). A divulgação do valor gasto pelo cartão da Presidência da República foi interrompida em maio e retomada só na semana passada, como mostrou reportagem de Thiago Resende.
Só no Brasília Hoje
Não entendeu a boiada eleitoral que estão tentando passar no Congresso? A gente desenha pra você. Ilustração e locução: Ranier Bragon.
Suplicy pede regulamentação da cannabis medicinal a Lira, por João Gabriel.
Deputado do Psol protesta contra adiamento da votação do relatório da CPI da Americanas. Vídeo de Thaísa Oliveira.
Lula busca zona de conforto na ONU para corrigir falhas e lapidar política externa
Opinião, por Bruno BoghossianA participação de Lula na Assembleia-Geral da ONU foi calculada para corrigir falhas e lapidar o que o presidente espera para a política externa de seu terceiro mandato. O mote da desigualdade, escolhido como linha mestra do discurso, teve o objetivo de buscar uma zona de conforto e ampliar o peso de itens centrais de sua pauta doméstica.
Bruno Boghossian
Bruno Boghossian
Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).
Não deixe de ler hoje:
Brasília amanhã:
Juros. Reunião do Copom será concluída nesta quarta (20), quando o BC divulgará a taxa Selic, que hoje está em 13,25% ao ano.
Discussão. CCJ deve tratar de marco temporal de terras indígenas no mesmo dia que STF retoma julgamento sobre o tema. Pedido de mais tempo para análise pode deixar assunto para a semana que vem.
PEC da Anistia. Projeto que fragiliza cota de vagas para mulheres deve ser votado na Câmara.
🟢  Gostou da newsletter? Conheça outras da Folha e veja aqui como se inscrever

🔴 Fuja do spam: um passo a passo para manter as newsletters em sua caixa de entrada 
https://f.i.uol.com.br/fotografia/2023/07/05/168859247764a5e05d4a322_1688592477_5x2_th.jpg
Clique e veja como organizar a caixa de email para achar suas newsletters
Siga a Folha
Twitter Linkedin Instagram RSS
Assine a Folha
Contato
Política de Privacidade
Para assinar as newsletters da Folha, clique aqui.
Empresa Folha da Manhã S.A - Grupo Folha
Al. Barão de Limeira, 425 - Campos Elíseos - São Paulo - SP
CEP 01202-001
Copyright Folha de S.Paulo | Todos os direitos reservados